Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Visita ao navio-escola Sagres III

A grande imagem de marca da Marinha Portuguesa esteve semana passada no Porto de Leixões, no Porto, aberto para visita, e nós fomos.

 

NE Sagres I.jpg

 

 

Para quem não sabe, Albert Leo Schlageter foi o primeiro nome deste navio construído em 1937 para desempenhar funções de navio-escola e servir a Marinha Alemã, no entanto, após a II Guerra Mundial, e com a derrota dos alemães, os Estados Unidos capturaram o barco vendendo-o três anos mais tarde ao Brasil por um valor simbólico, tendo o mesmo sido rebatizado de Guanabara, servindo de navio-escola à Marinha Brasileira. Foi, em 1961, adquirido por Portugal recebendo o nome de Sagres III e é atualmente o navio com mais condecorações da Marinha Portuguesa.

 

 

 

Este imponente navio já deu a volta ao mundo três vezes, a última das quais em 2010, e este ano, ano que festeja 80 anos de existência, fez uma viagem de 5 meses passando por muitos portos mundiais. A paragem pelo Porto de Leixões faz parte dessa viagem que terminará dia 9 de Setembro em Lisboa e que o levou a percorrer novamente Espanha, Brasil, Cabo Verde e França.

 

 

Ver este navio à noite teve um encanto inexplicável, é belíssimo de dia também mas a verdade é que de noite com todas as luzes ganhou um outro e mais especial encanto. Adorei os marinheiros estarem trajados a rigor, disponíveis para qualquer explicação que o público necessitasse.

 

 

NE Sagres V.jpg

(conhecem esta paparazzi que por aqui andou?)

 

Chegamos ao Porto de Leixões eram umas 21 horas. E estava alguma fila - pouca - esperamos um pouco para subir - basicamente esperavam que grandes grupos de pessoas saíssem para deixar entrar outro grande grupo - e enquanto esperamos fomos apreciando.

 

Ao longo da visita existiam vários pontos de explicação, desde a origem do nome, à explicação das funcionalidades do mesmo.

 

 

Quando vínhamos embora, a fila estava enorme. Isso deixa-me feliz: é bom saber que muita gente sai de casa numa noite fria para conhecer um pouco daquela que é a nossa cultura, e de certa forma as nossas origens.

 

NE Sagres X.jpg

 

Até à próxima NE Sagres III!

 

Quem já teve o prazer de o visitar?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.