Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Um pequeno passo para o homem, um grande passo para o planeta.

Preocupo-me com a saúde do nosso planeta - e dos outros, já agora, que não sou egoísta -, e como tal, já que pretendo viver cá durante muitos mais anos, e pretendo colocar filhos no mundo, gostaria que enquanto fossemos todos vivos, que se pudesse respirar melhor, que se pudesse continuar a andar na rua sem imediatamente ganharmos um melanoma, por isso preocupo-me com o ambiente e fico feliz quando as empresas portuguesas apresentam, na medida do que lhes é possível e exequível - quer por razões financeiras, quer estruturais -, alternativas mais benéficas à saúde do ambiente.

 

Por isso alegra-me que nesta segunda-feira a STCP tenha apresentado o novo autocarro que circulará em testes até Março, totalmente elétrico, produzido em Portugal pela Caetano Bus e que circulará nas ruas do Porto, inicialmente nas carreiras 904 e 302.

 

eBus.jpg

 

O eBus, como é denominado, carrega em apenas 30 minutos que lhe permite uma autonomia de 80 quilómetros. O objetivo é renovar a frota da STCP até 2019, de modo a que os autocarros sejam mais eficientes e menos poluentes. Se os testes do eBus correrem bem, deverão ser encomendados 15 autocarros elétricos, que se juntarão à encomenda de outros 200 autocarros de gás natural, que deverão substituir os autocarros a diesel existentes, até 2019.

 

Agora é só esperar que o mesmo não aconteça como os autocarros que vieram à experiência de hidrogénio, cujo investimento rondou os 4 milhões de euros - ainda que comparticipados por fundos comunitários - ao abrigo do programa Clean Urban Transport for Europe que envolveu 10 cidades europeias, mas cujos resultados não foram satisfatórios e como tal foram os autocarros a diesel e a gás natural que continuaram a circular na cidade.

 

Tenho pena, que em Portugal ainda se veja o transporte público como um meio de transporte de pobres, contrariamente ao que acontece nos restantes países da Europa. Tenho pena que se continue a preferir o transporte individual ao transporte coletivo, originando mais trânsito, mais stress e acima de tudo, mais poluição. Claro que concordo que o transporte pessoal é mais confortável, é nosso, vamos sentados a ouvir a música que queremos sem ter de partilhar o ar com estranhos, mas a Mula anda desde sempre de transportes ainda não morreu nem apanhou nenhuma doença altamente contagiosa, e quando vou ao estrangeiro não alugo carro, andamos sempre que possível nos transportes existentes, e acreditem aproveitamos muito mais, vemos muito mais, somos muito mais felizes. Por que é que aqui em Portugal haveremos de ser diferentes do resto da Europa, onde as pessoas andam de transportes independentemente da sua classe social ou profissão?

 

(imagem retirada daqui

 

Agora que o Porto foi uma vez mais escolhido como o Melhor Destino Europeu de 2017 temos os olhos postos na nossa cidade, parece-me uma boa altura para mudar mentalidades e atrair ainda mais e melhores críticas, por isso espero que estas iniciativas experimentais não passem disso mesmo.

 

Por uma cidade mais limpa, por um planeta menos poluído, para o nosso bem e para o bem dos nossos filhos e futuros filhos, espero que os autocarros elétricos sejam, efetivamente, o futuro das cidades portuguesas!

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Mula 21.02.2017

    É que é isso mesmo. Lembro-me de sentir isso quando fui pela primeira vez a Madrid, mas foi em Londres que mais me choquei, há um transito imenso mas é basicamente um transito feito por transportes, há uma cultura totalmente diferente da nossa, totalmente diferente....
  • Imagem de perfil

    Sofia 21.02.2017

    Os portugueses deviam, aprender com os estrangeiros neste caso!
  • Imagem de perfil

    Mula 21.02.2017

    Os portugueses adoram pôr os olhos nos outros, mas... só no que lhes convém! -_-'
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.