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Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Treinar em casa

Imagem retirada daqui

 

Perguntam-me com alguma frequência como é que eu treino em casa, se faço algo por mim ou se recorro a alguma plataforma. 

 

Pois que hoje partilho convosco o meu método, que não sendo nada de especial, pode, quiçá, ajudar-vos desse lado. 

 

Eu utilizo o YouTube. No YouTube vocês têm disponíveis, de forma totalmente gratuita, imensas aulas, imensos exercícios, imensas formas de se mexerem desde exercícios para iniciantes até algo mais intenso, para avançados. Têm exercícios com imensos materiais e exercícios apenas com o vosso corpo. Não há desculpas.

 

Eu não tenho muito material de treino, tenho apenas 4 halteres com dois pesos diferentes - de 2 e 3 kg - e corda para saltar, mas em diversos canais vão perceber que podem utilizar mil e um materiais que têm em casa, desde mochilas com livros, garrafões e garrafas de água, embalagens de detergentes... O céu é o limite, é só puxar pela imaginação. Mas se querem algo mais ligeiro vou partilhar convosco exercícios de caminhada em casa, algo tão simples como isto.

 

Normalmente faço treinos de cerca de uma hora e quando tenho este tempo divido o meu treino em dança - aquecimento - e em aulas de cardio e força - o exercício propriamente dito. Quando não tenho este tempo, opto por aulas pequenas de HITT que permite exercitar num curto espaço de tempo vários grupos musculares de forma eficaz e aqui podem recorrer apenas a uns 15 minutos do vosso tempo.

 

Páginas do YouTube que eu sigo e adoro:

 

Carol Borba - A Carol é uma das minhas PT Online favoritas. Super divertida, carismática e com uma capacidade de incrível de nos motivar à distância. Conheci a Carol num desafio de 100 achamentos por dia durante 30 dias e nunca mais abdiquei dela (apesar de alguns dias terem sido demoníacos). Dá aulas online em direto praticamente todos os dias e à parte disso tem imensos vídeos de pequenos treinos para fazer em casa especialmente treinos localizados: especial braços, especial bumbum, especial abdominais,..., e com imensa variedade de vídeos por categoria, o que nos permite organizar o treino de uma forma bastante eficaz. Gosto de combinar diferentes vídeos e o mesmo muitas vezes repito umas 3 vezes. À parte disso tem imensos desafios de caminhada em casa e de treinos bem ligeiros para quem está a começar. Tem também alguns vídeos de dança que eu utilizo como aquecimento, como este ou este. Deixam-me logo bem disposta para aguentar o treino de uma hora depois de um dia de trabalho. 

 

MadFit - Adoro a miúda. Tem exercícios muito variados, com e sem material e é ideal para quando tenho pouco tempo para treinar porque tem uma boa diversidade de treinos de Hiit de baixo impacto. Normalmente é a ela que recorro nos dias em que não tenho muito tempo. Tenho usado este vídeo como aquecimento por exemplo. Aquecer antes de treinar é importante, por muito curto que seja o treino, não se esqueçam, assim como os alongamentos no final para evitarem lesões. 

 

Pamela Reif - Dona de um corpo magro bonito (e do rabo que eu pretendo), não excessivamente definido - confesso que não sou fã de um corpo demasiado tonificado na mulher e que não é esse, de todo, o meu objetivo - esta jovem alemã promete fazer-nos suar e tonificar. Tem bons exercícios de Hiit sem necessidade de qualquer equipamento, e tem a grande vantagem de raramente falar durante os exercícios. É a mudinha, como uma amiga minha lhe chama! Gosto também bastante dos exercícios de alongamento dela e de dança

 

Body Project - está página tem imensos exercícios simples para fazer em casa, normalmente em blocos de 30 minutos e adaptados para todas as intensidades. Dificilmente acabamos a aula sem pingar. Apesar de ser em inglês - para quem não entenda - é fácil de acompanhar. Tem bons exercícios de cardio e de Hiit e normalmente uma só aula trabalha todo o corpo. Gosto especialmente por ter imensos vídeos com pessoas como nós, mais gordinhas e às vezes até meias desajeitadas e não apenas malta fit, o que nos leva a acreditar que se eles conseguem, nós também. Motiva-nos! 

 

À parte disto, há imensas aulas no YouTube dadas pelo Solinca, pelo Holmes Place entre muitos outros ginásios. Divirtam-se a pesquisar e a criarem as vossas aulas. 

 

Partilho ainda convosco uma outra plataforma gratuita onde vocês se podem apoiar que é do ginásio Fitness Hut que é a Hut-home com aulas em direto e gravadas acessíveis a todos. Confesso que raramente utilizo esta app mas já andei a explorar e os conteúdos parecem-me interessantes.

 

Tenho sorte de ter, atualmente, uma smartTV e de poder assistir a tudo isto numa televisão grande, parece até que estou no ginásio, mas no primeiro confinamento assistia no PC ou até no telemóvel e dava perfeitamente. Aliás, não tarda volto a treinar cá fora, e será com recurso ao telemóvel.

 

Podemos fazer uma grande variedade de exercícios em casa e temos ainda uma vantagem: no ginásio estamos condicionados às aulas daquela hora que vamos, em casa, fazemos qualquer aula que gostemos em qualquer sitio, em qualquer horário. Haja motivação!

 

Conheciam estes canais que vos falei? Gostaram das sugestões? Têm outras sugestões aqui pra Mula? 

3 comentários

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    Mula 08.03.2021

    É o que se quer... Para começar. Agora é só trabalhar o restante corpo
  • Sem imagem de perfil

    C.V. 08.03.2021

    Agora a sério, está correcto quando diz que o aquecimento é importante antes do treino, e os alongamentos no fim para prevenir lesões. Mas há duas situações que também são importantes para lembrar. Movimentos rápidos emagrecem, movimentos lentos fortalecem. Portanto quem quer emagrecer deve fazer mais exercícios cardiovasculares; corrida, saltar à corda, step, subir e descer escadas, e tudo o que possa ser feito com movimentos rápidos.
    Quem quiser ganhar músculo e ficar mais forte, só tem de fazer movimentos lentos; levantar pesos, exercicios isométricos, mas sempre tudo muito devagar.
    Pode moldar o corpo como quiser pois os exercícios podem ser localizados.
    Há muitos anos fui professor de musculação estética, só para senhoras, numa clínica privada, ainda não havia o "personal trainer", veja lá ao tempo que foi.🦖
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