Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Sobrevalorização do ato de acordar cedo

Dizia-se, e suponho que ainda se diga que "deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer". Expliquem-me porquê. Expliquem-me, mas com argumentos lógicos, o motivo de se considerar alguém que acorde às duas da tarde preguiçoso, apesar de poder ter estado acordado até mais tarde que o comum mortal que às 22h00 já ressona loucamente - a menos que seja padeiro, já se sabe, esses sim podem dormir de dia e estar acordados de noite que não sofrem de represálias sociais.

 

Expliquem-me então o motivo de se dar tanta importância à hora de acordar, e eventualmente à de deitar. Não deveria de importar apenas a produtividade no final? Quando andava na faculdade estive durante alguns meses desempregada. Criei um ritmo socialmente pouco aceite. Ia para a faculdade às 18h00, saía às 00h e só ia para a cama por volta das 5h da manhã. Claramente não acordava às 9h00. Sempre fui mais produtiva de noite.  E posso assegurar-vos que quase todos os meus trabalhos individuais foram realizados durante a madrugada. Acho que o ato de acordar cedo é sobrevalorizado sem que eu entenda a razão. Claramente que se eu tiver um horário de trabalho das 9h00 às 18h00 que tenho de acordar cedo, mas não é disso que estamos a falar.

 

E porquê isto agora?

 

Como sabem estou desempregada, e estou neste momento a ser seguida por uma empresa de apoio à reinserção no mercado de trabalho - confesso que me faz sentir um pouco presidiária... - e nessa empresa tenho de assistir a alguns webinares, tipo hoje, quarta-feira, dia 2 de Dezembro de 2020, dia procedente de um feriado - dia muito produtivo, apesar de confinada, deixem-me já dizer-vos - às 9h30, da manhã gente! Da manhã! Somos um grupo de 15 pessoas, mais pessoa menos pessoa e alguém se lembrou que era porreiro pôr um grupo de desempregados a acordar cedo para assistir a um webinar de 2h. Vai ser assim ao longo de algumas semanas.

 

Deixem os desempregados dormir!

 

"Ah Mula, mas é importante criar rotinas!"

 

Certo, claro que é, ninguém aqui disse o contrário. Eu criei novas rotinas - aliás ainda mal descansei que tenho sempre muito o que fazer - mas deixem-me desde já chocar-vos que não implicam acordar como se ainda trabalhasse no escritório das 9h às 18h. Permitir-me dormir - até porque já vos disse que não sou, de todo uma morning person - faz parte do meu luto, do meu lado positivo do desemprego, do meu mimo, porque toda a gente precisa de mimos nesta altura. Mas a verdade é que continuam a valorizar demasiado o ato de acordar cedo e insistem que porreiro era colocarem um grupo de desempregados a acordar cedo para assistirem a webinares...

 

A sério, digam-me lá sinceramente, não consideram o uso do despertador um ato de violência? O nosso corpo é que sabe quando deve despertar... Não deveria de ser forçado a tal...

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Mula 02.12.2020

    Ai andar na rua também não gosto, confesso.

    Mas gostava de ser como tu, a sério que sim... Talvez um dia, quando for velhinha!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.