Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Sexismo? Sim, não ou talvez?

Peço-vos ajuda para reflectirem comigo.

 

Tenho um colega - homem para não existir equívocos - que pelos vistos tem medo do escuro. A história poderia acabar aqui todos nos ríamos - vá  talvez não todos - e continuavamos a nossa insignificante vida. Mas não é isso. Não é bem isso para ser mais precisa.

 

Esta semana esse colega ia a uma casa de banho que fica numa ponta do edifício e  que para lá chegar tem de percorrer várias divisões que durante o dia são iluminadas através de luz natural. Mas estava de noite. À noite aquela parte do edifício fica apenas iluminada com umas luzes de presença - é possível acender a luz mas nunca sabemos do comando! - e ele regressa em poucos segundos e diz.

 

"Vou à do primeiro piso! Ali dentro está escuro... Prefiro não ir."

 

Ri-me!

 

Quem me conhece sabe que tenho medo do escuro. Tenho,  para ser mais precisa, muito medo do escuro! Mas mesmo àquela hora eu vou lá. Tem luz suficiente. Vê-se perfeitamente o que está em redor e mais além. Mas o moço tem medo. Pronto.

 

Não consigo evitar de pensar: mas este moço é um homem ou é um rato? Não querendo ofender ninguém, mas já ofendendo um bocadinho, para mim é um rato! Eu nunca seria capaz de estar com um homem que tivesse medo do escuro, até porque uma, das muitas representações que tenho dos homens é a da protecção.

 

Será sexismo do puro conceber a mulher como um ser a quem é permitido ter mais medos, e o homem como um ser a quem não é permitido possuir determinados medos só porque dá jeito às mulheres que os homens não os tenham?

 

Claro que eu como mulher posso escolher - como escolhi - de acordo com os meus ideais, mas será que criticar um homem por ter medo do escuro é o mesmo que dizer que o lugar do homem é lá fora a trabalhar e o da mulher é na cozinha a cozinhar?

 

Será que por eu criticar o facto de um homem ter medo do escuro e/ou dar gritinhos por ver uma aranha faz de mim uma sexista? 

 

Vá, homens e mulheres - que eu sou a favor da igualdade em algumas causas - desta blogoesfera, reflitam comigo.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.