Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Ser ou não escritor, eis a questão!

O José da Xã desafiou-me a dissertar sobre uma questão que realmente me parece bastante pertinente:

 

Alguém que escreve um blog pode ser considerado um escritor?

 

Imagem retirada daqui

 

A resposta da Mula é não.

 

Como escreveu o José e muito bem "um escritor não basta criar conteúdos e passar para papel algumas ideias. É necessário muito mais". A resposta da Mula é não, mas também com muita consciência de que felizmente assim o é em alguns casos, assim como também acho que há muitos autores - o que para mim é diferente de ser escritor - que não são verdadeiros escritores, e nem vou aqui enunciar nomes, porque não é disso que se trata. Escrever histórias sem fio condutor, sem nexo, com meia dúzia de frases bonitas estampadas num livro não é, na ótica da Mula claro, ser escritor porque isso qualquer um de nós o pode fazer, haja dinheiro! Ser escritor é ser mágico, é saber transportar as pessoas para diversos lugares. Lugares áridos, lugares encantados, lugares até abstratos, mas é transportar alguém para um lugar, por isso não considero, por exemplo, um autor de um livro técnico um escritor. É na realidade um formador que passa o seu conhecimento através da escrita.

 

Mas, contrariamente à opinão do José, não considero a publicação um requsito para se ser um escritor e por isso considero que há muitos escritores nesta blogosfera, sem livros publicados, mas está-lhes na alma, é um dom. Não acho que se possa aprender a ser escritor, por muitos cursos de escrita que se possa realizar, ou as pessoas têm no seu âmago essa magia ou então sairá tudo demasiado forçado e se é forçado não é mágico. Se é aprendido não é verdadeiro. O que pode acontecer, é as pessoas terem o dom e o treino e o exercício ajudarem a explorar esse lado e a desenvolvê-lo, mas aí é outra questão.

 

Falando de mim. Não me considero escritora, mas considero que já estive mais longe. Acho que, por exemplo, muitas das minhas poesias podem ser consideradas de qualidade o que poderiam aproximar a Mula desse círculo tão restrito. Escrevo poesia desde que aprendi a escrever, isso está-me no sangue. Não me considero escritora, mas gosto de brincar aos escritores. No fundo é um pouco isto que faço com o meu blog. Brinco aos escritores, às vezes com sucesso, outra vezes nem tanto. 

 

Mas... Não é por não considerar muitos dos blogs que sigo, de escritores, que gosto mais ou menos de os ler, porque o que me encanta nos blogs é a vida, são as pessoas, são as opiniões. Para o resto, tenho os livros!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.