Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Lutar contra o excesso de peso #15

a2fe99278858935821d9a9f022322475.jpg

 

"Como é que consegues?"

"Eu não consigo... Não tenho força de vontade!"

"Passas fomes?"

"É preciso muito sacrifício..."

 

 

Podiam ser ditas por mim. Aliás, foram ditas por mim ao longo de muitos anos e agora, sem que eu saiba muito bem como, sou eu que respondo, sou eu que dou conselhos, opiniões, que partilho experiências. Foram já seis meses de caminho até aqui.

 

Se bem se lembram, tive de reformular o plano porque o dito deixou de resultar e regressei 15 dias depois.

 

Resultado: Menos um quilo e meio neste lombo de Mula. Menos 4 cm na barriga, menos um na anca, menos 0,5% de gordura visceral, por isso digamos que estou novamente na corrida para o #corpodeverão2020.

 

Respondendo um pouco às perguntas que me vão fazendo.

 

 

"Como é que consegues?"

Não sei como consigo, acho que o que dizem é certo: o que custa é começar, depois vamos tomando o gosto de ver a balança a diminuir e isso gera um efeito bola de neve.

 

 

"Eu não consigo... Não tenho força de vontade!"

Não quero parecer injusta, porque também já estive do outro lado e será muito fácil regressar ao outro lado, porque emagrecer/manter o peso é uma luta constante, luta essa que já perdi outras vezes. Acho que a melhor maneira de mantermos o foco é arranjar uma motivação: caber em alguma peça de roupa que gostem e queiram voltar a usar, um casamento, uma reunião de ex-colegas de escola... O meu grande motivo é a vontade de ser mãe, e quero ser uma mãe saudável. A verdade é que é a este motivo que tantas vezes me agarro quando sinto vontade de desistir.

 

 

"Passas fomes?"

Não passo fome. Decidi recorrer a ajuda externa exatamente para não passar fome. Quando há uns anos decidi fazer dieta passei muita fome, aliás eu só me alimentava à base de omeletas e gelatina, e por isso é que quando voltei a comer normalmente recuperei tudo com juros. Recorri à ajuda de uma profissional. Como imensas vezes ao dia, por vezes até mais do que precisava - é o que sinto, porque não gosto de comer sem fome - e isso faz com que eu tenha um plano adequado às minhas necessidades que tem funcionado muito bem. Como viram, quando deixa de fazer efeito o plano é reformulado, e isto sozinha era muito mais difícil de fazer.

 

 

"É preciso muito sacrifício..."

Não vou negar. É preciso muito sacrifício. Essencialmente em jantares de amigos, em aniversários, em casamentos, e... 2 vezes por semana aos fins-de-semana, mas sabem o que eu faço? Em dias especiais eu não me privo de absolutamente nada - priva-me o meu estômago por questões de capacidade. Mas estabeleço comigo mesma um contracto: hoje extravaso, mas amanhã volto ao trilho sem estrebuchar e com juros - faço uma caminhada, reduzo os hidratos. Um dia não vai estragar toda uma dieta, vários dias é que sim, por isso é um forma de compensação. Com o tempo o que eu senti é que quanto menos como, menos tenho vontade de comer. Tantas vezes entro numa confeitaria cheia de bolos com aspeto delicioso mas acabo a pedir algo salgado... A verdade é que com o tempo a expressão "ter mais olhos que barriga" ganha sentido e o sacrifício deixa de o ser efetivamente, passa a ser natural.

 

 

-----------------------------------------

Estas são as questões mais regulares, se tiveres alguma questão que me queiras colocar, podes perguntar por aqui, ou então via email - desabafosdamula@hotmail.com - e no próximo "Lutar contra o excesso de peso" eu respondo. Prometo anonimato se assim for desejado.

-----------------------------------------

 

 

E é assim que encerramos 2017. Uma Mula mais leve, mais feliz e acima de tudo mais magra e com mais autoestima.

 

Balanço de 2017: 12 quilos perdidos, vários centímetros reduzidos, muita água bebida.

 

Agora consulta só para o ano... Objetivo destas festividades proposto pela nutricionista: Manter! Parece-me justo, mas em 2018 queria já ter dito adeus aos 70's e dito olá aos 60's  só falta 1 quilo e uns trocos. Será que consigo?

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Mula 21.12.2017

    Obrigada
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.