Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Lutar contra o excesso de peso #14

 

Ganhei coragem - e alguma vergonha na cara - e lá fui toda pimpona à consulta com a nutricionista.

 

Os resultados foram piores do que estava à espera. Calma, não ganhei peso, mas perdi 0 gramas - e eu que achava que tinha perdido umas gramitas que fossem... Consegui o que se calhar muita gente não consegue, que é ficar estabilizada quase como que criocongelada. Aumentei 0 gramas, perdi 0 gramas, a massa gorda e muscular são exatamente as mesmas de há 5 semanas atrás. No fundo parece que esta Mula, qual Bela Adormecida, parou nas profundezas do tempo e nada viveu nestas últimas 5 semanas.

 

A nutricionista analisou tudo o que comi nestas últimas semanas, concordou que o aumento do pão aumentou, mas ainda assim é da opinião que não é isso que está a bloquear a perda de peso. É verdade que cometi pecados, mas esses nunca foram um entrave até então e até cometi menos do que na altura do Verão, tendo em conta que fui a dois casamentos e a alguns aniversários. 

 

"É o marco dos 10 kg..." disse-me. Diz que é normal ao fim de 6 meses a estratégia deixar de funcionar. E a verdade é que tudo deixou de funcionar: o detox nunca mais alterou nada em mim, o drenante não mais me fez correr que nem Obikwelu para a casa de banho de 10 em 10 minutos e as quantidades ingeridas há muito que deixaram de ser um problema. Conclusão: Todo um novo plano se engendra para combater esta coxinha - que não é de galinha - flácida e preguiçosa.

 

Tinha no mês passado ganho o privilégio - de tão bem que estava a correr -  de voltar a ingerir hidratos de carbono processados à noite. Isso acabou. Vou voltar - como há uns anos atrás - a não ingerir fruta - para fazer detox do açúcar - e proteína agora é com força. Todos os lanches e snacks que eram com fruta passam a ser com proteína e frutos secos, e o batido verde que bebia de manhã e à tarde duas vezes por semana fica por aqui. O drenante também foi alterado - acho que nunca bebi nada que soubesse tão mal na vida... - e sopinha de legumes é para comer quase à descrição.

 

Voltamos por tudo isto às consultas quinzenais, para vermos se vai ou não vai. Ela diz que este travão é mais do que normal e diz ainda que assim que desbloqueie volto novamente a perder peso como habitual, que só precisamos de ver como desbloqueamos isto.

 

Bora lá reformular todas as rotinas alimentares novamente...

 

Bora lá ganhar nova motivação... 

 

Porra que assim não é fácil... 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Mula 06.12.2017

    Parece-me precipitado dizer que a minha nutricionista não é decente quando não a conhece... Mas isso digo eu que não gosto de fazer juízos de valor sem ter conhecimento da realidade.

    Eu cá estou satisfeita com ela.
  • Sem imagem de perfil

    LCD 07.12.2017

    Eu tambem nao gosto de fazer juizos de valor sobre quem nao conheco, por isso mesmo nao me referi a nutricionista enquanto pessoa, mas sim enquanto profissional. Por aquilo que escreveu no seu post, ha evidencia suficiente para concluir que as recomendacoes que a sua nutricionista lhe tem feito nao seguem nem de longe nem de perto aquilo que uma nutricionista competente recomendaria. E quando digo competente digo uma nutricionista que se foca no cliente e em fazer com as estrategias recomendadas se adaptem as necessidades do cliente (nao do nutricionista) e uma nutricionista que se baseia em evidencia cientifica para fazer recomendacoes a nivel de habitos alimentares a clients (sim, habitos alimentares, nao dietas..)
    A titulo de exemplo, transcrevendo as suas palavras:
    "Tinha no mês passado ganho o privilégio - de tão bem que estava a correr - de voltar a ingerir hidratos de carbono processados à noite. Isso acabou." (Nao ha evidencia que indique que esta pratica resulte na perda de peso E seja sustentavel a longo termo)

    "Vou voltar - como há uns anos atrás - a não ingerir fruta - para fazer detox do açúcar" - a proibicao de fruta e uma pratica tao absurda que nem encontro palavras para argumentar neste ponto. Nenhuma nutricionista competente faria esta recomendacao (sim, muitas fazem, e isso leva a questao - que educacao esta a ser dada aos nutricionistas em Portugal? eu certamente nao aprendi isto no meu curso...)

    "e proteína agora é com força. Todos os lanches e snacks que eram com fruta passam a ser com proteína e frutos secos" - ponto 1: frutos secos sao classificados como alternative a carne e peixe, e, como tal, uma fonte de proteina; isso significa que e proteina a dobrar. Proteina e dos macronutrientes que deve ser ingerido em menor quantidade, e o seu excesso pode levar a problemas, por exemplo, nos rins. ultimo ponto - estamos a falar de habitos alimentares, comer e uma coisa que fazemos todos os dias, e todos os dias precisamos de um balanco. A melhor coisa a fazer e aprender a ter esse balanco (hidratos de carbono, gorduras e proteina) ao longo do tempo, ao inves de fazer ainda pior eliminando nutrientes essenciais em estrategias de curta duracao que, 99% dos casos, nao e sustentavel e results em recuperar todo o peso perdido, senao mais.

    Nao me leve a mal, nao estou a criticar directamente ninguem, mas acho que se esta interessada em investir na sua saude, iria beneficiar em investir em alguem competente.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.