Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Lutar contra o excesso de peso #10

Não tenho uma dieta que implique contar calorias. Nem daria para mim, porque eu não peso a comida e por isso não tenho uma verdadeira noção do que como realmente. No entanto tento usar as calorias a meu favor na hora de escolher, como por exemplo quando compro pão embalado, iogurtes e até mesmo gelados. É assustador por vezes as escolhas que fazemos às cegas.

 

Ora vejam:

 

Em tempos fui com uma amiga lanchar e decidi pedir um croissant brioche simples. É relativamente seco, não tem cremes e aquele até nem tinha geleia no topo como é habitual. Pareceu-me uma boa escolha, tendo em conta que as outras opções eram bolas de berlim, pastel de chaves e afins. Cheguei a casa e por curiosidade fui ver ao Dr. Google quantas calorias tem um croissant: de acordo com o FatSecret um croissant brioche tem em média 300cal! Se tiver creme e/ou geleia, o valor é bastante superior.

 

Eu não sei se vocês têm noção das calorias que devemos comer por dia, mas existem tabelas que podemos consultar que nos ajudam a ter alguma noção. Por exemplo, atentem nesta tabela:

 

tabela calorias.png

(Retirada daqui)

 

Tendo em conta que eu não sou ativa e que meço 1,63m é-me indicado que devo ter um gasto calórico diário de 1700cal - o que está de acordo com o que me era indicado na altura que andava no ginásio -, ou seja, se eu comer 1700cal diariamente mantenho o peso, se comer mais do que isso engordo, se comer menos do que isso (ou tiver um gasto energético superior) emagreço. Até aqui tudo certo?

 

Vamos agora fazer as contas para uma tentativa de manter o peso:

Ora vejamos, 1700cal a dividir por 5 refeições - pequeno almoço, meio da manhã, almoço, lanche e jantar - dá um valor redondo de 340cal por cada refeição. Se tivermos em conta que um almoço saudável tem entre 600-700 calorias e que jantamos muitas das vezes o que almoçamos, facilmente chegamos à conclusão que não podemos ter lanches de 400cal - sim porque acompanhei com um sumo. Assim, facilmente achamos que nos alimentamos de modo saudável e não compreendemos como é que ainda assim engordamos porque até "só comemos um croissant ao lanche" Claro que se for uma vez de quando em vez não faz mossa, mas se for um hábito diário os resultados podem ser bastante negativos. E em mim os resultados estão à vista que na loja comia quatro napolitanas por dia - duas ao pequeno almoço, e duas ao lanche -  ou dois jesuítas de amêndoas - um ao pequeno almoço e outro ao lanche.

 

Outro exemplo: Estava a tomar café e apetecia-me um doce para acompanhar. Não queria comer uma nata - que tem de acordo com o FatSecret 297 cal - e olhei para os húngaros da montra que tinham um aspeto divinal. Pensei em pedir um para acompanhar o café mas antes fui ao Dr. Google e perdi o apetite por saber que uma só bolachinha, um só húngaro teria 100cal. E é assim que vamos cometendo erros sem nos apercebermos, porque até não enchemos os pratos de arroz e massa e até comemos sopa às refeições.

 

Não podemos efetivamente deixar que as calorias controlem a nossa vida, não devemos ser os ninjas das calorias sob pena de enlouquecermos mas podemos - e devemos - ter consciência do que cada alimento poderá representar na nossa alimentação. Agora claro que também existe a lei da compensação e se por cada húngaro que comermos fizermos uma caminhada de 20/30 minutos, então está tudo bem, mas se não o fizermos... Bem, já sabem o que acontece se não o fizermos.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.