Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Livro Secreto II # Os olhos de Ana Marta de Alice Vieira

Os olhos de Ana Marta de Alice Vieira foi o livro que decidi enviar para a segunda ronda do desafio do livro secreto. É um livro pequeno mas não se deixem enganar, escrito com o olhar de uma criança é um pequeno livro cheio de ternura, medos e assombrações.

 

Por muitos considerado um livro infantil, eu não o consigo classificar como tal uma vez que uma criança não iria compreender a verdadeira dimensão do livro. Li-o pela primeira vez na faculdade nas aulas de Literatura para a Infância, juntamente com Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, e a Floresta de Sophia de Mello Breyner Andresen, entre muitas outras fábulas infantis. Foi sem dúvida uma cadeira muito rica. Mas foquemo-nos neste pequeno livro.

 

 

Marta cresceu com uma mãe desestruturada que não permite ser chamada de mãe "sou demasiado velha para ser mãe de alguém" diz, e um pai que não compensa a ausência da mãe e que faz de tudo para que esta não tenha uma crise. Basicamente, Marta, é criada pela Leonor, a governanta da casa, que lhe conta histórias das Sete Partes do Mundo, do Touro Sentado e por vezes histórias que não devia de contar, sobre os segredos da casa, do motivo dos quartos das pessoas que partiram estarem sempre fechados e do porquê da sua mãe dizer que não é sua mãe. Marta à medida que sente uns olhos que a perseguem pela casa, sente que foi trocada na maternidade e sonha em conhecer a sua mãe verdadeira. Chega inclusive a fantasiar que Leonor poderia ser a sua mãe verdadeira. Marta deseja ser amada. E não o desejam todas as crianças?

 

Este é um livro sobre a descoberta de uma criança dos segredos da sua família que todos querem esconder, mas que enquanto todos se empenharem em esconder esses mesmos segredos ninguém poderá ser feliz, nem Leonor, nem Marta, nem a mãe da Marta, nem o pai. Ninguém.

 

Não posso falar muito sobre os assuntos do livro que ele é tão pequeno que seria desvendar todo o mistério, toda a trama. Mas posso adiantar-vos que fala de sofrimento, de perdas insuportáveis e inultrapassáveis, de medos, de inseguranças, de amores incondicionais e insubstituíveis. Trata ainda da luta de uma filha pelo amor da sua mãe. Não deveriam as mães amar todos os seus filhos? Mais não vos adianto, mas deixo-vos a questão que gostaria que cada participante do Livro Secreto descobrisse e se emaranhasse: De quem são os olhos que Os olhos de Ana Marta fala?

 

Espero que gostem.

 

Boas Leituras!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.