Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Livro Secreto #8 O Novíssimo Testamento de Mário Lúcio Sousa

E o oitavo livro do Livro Secreto está lido. Faltam apenas ler quatro livros: A Contadora de Filmes de Hernan Rivera Letelier; A Luz de Stephen king, A Tragédia da Rua das Flores de Eça de Queirós e A Pérola de John Steinbeck. E em breve chegar-me-à um novo e como estou ansiosa que me chegue A Luz!

 

 

O Novíssimo Testamento de Mário Lúcio Sousa passa-se na freguesia do Lém em Cabo Verde e conta a história de uma velha beata, virgem e de vida exemplar para a igreja, que no seu leito de morte, pede às netas - emprestadas - que lhe chamem um fotógrafo em vez de um médico, que em toda a sua vida nunca tinha sido fotografada e gostava de se perpetuar para além da morte através dessa fotografia, já que não tinha filhos, nem outros elementos familiares. Assim as netas - a Maria e a outra Maria - chamam o fotógrafo, só que o improvável acontece: Assim que o flash se vislumbra a velha desaparece, e após a revelação da fotografia reconhecem na velha as feições de Jesus Cristo. Crê-se assim que Jesus ressuscitou na fotografia da velha e não houve ninguém no mundo que não A quisesse ver e admirar. A vila do Lém recebe assim vários povos de todo o mundo - crentes e céticos - para atestar que Jesus tinha regressado ao mundo dos vivos para dar novas palavras aos seus seguidores. No entanto, e como a história não poderia ser outra, que o Homem é o mesmo. Novamente Jesus tem de enfrentar as reprovações do povo, os preconceitos, e foi novamente vaiado, aprisionado e humilhado em praça pública.

 

Confesso, este livro não me cativou. Acho a história engraçada, a forma como é contada é completamente diferente do habitual, assemelhando-se a uma fábula, no entanto é tão irreal que não me convenceu. Não consigo ter uma imagem dos acontecimentos. Jesus falava através de um outro corpo e voz, de uma habitante da freguesia do Lém mas... Era apenas uma fotografia... Como é que uma fotografia é na realidade a personagem principal? Não consegui visualizar a história, e isso para mim é terrível. Tem a seu favor o tom sarcástico e cómico com que é escrito, e a critica social que é feita mas acho o livro demasiado descritivo e tonto. No entanto tem uma história curiosa, de uma Jesus que não quer ser feita à imagem de Deus, mas sim à imagem dos Homens, e quer experimentar tudo o que não experimentou enquanto comum mortal: explorar os prazeres da carne e da vida, como beber, sexo, ... E isso atrai obviamente desconfiança por parte do povo que deixa de A proteger para A querer encurralar, fazendo-lhe questões às quais Jesus não quer responder, fazendo depoimentos com histórias alucinadas sobre A sua pessoa, ou antes... fotografia.

 

No entanto a crítica social que é feita é mais que boa: A vontade que o homem tem de ver tudo, quer acredite quer não, a forma como as pessoas julgam os outros, os preconceitos, a forma como o povo reage à noção de liberdade, e como essa é na realidade indesejada. A forma como um povo tão pobre tem de se reorganizar para receber pessoas vindas de todo o mundo aumentando assim ainda mais a fome e as necessidades da ilha. É também feita uma grande crítica à mulher, porque Jesus é homem e não deveria de reencarnar numa mulher por ser considerado à luz dos homens um ser inferior.

 

É um livro curioso com uma história engraçada, mas que do meu ponto de vista não consegue cativar o leitor. No entanto se procuram um livro bastante diferente do habitual, com uma história louca, então este pode ser uma boa leitura.

 

Boas Leituras. 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.