Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Livro Secreto #5 A Sombra do Vento de Carlos Zafón

Recebi o livro com o maior entusiasmo. Estava ansiosa por ler Carlos Zafón, e em particular a Sombra do Vento, por isso foi com grande euforia que no dia que cheguei de Londres recebi um embrulho com um livro maior que os anteriores, adivinhado o livro que o envelope continha. 

 

Comecei a ler de imediato... E fiquei desiludida. Não criei conexão com o livro, não conseguia compreender o propósito, e não conseguia compreender por isso a "maluqueira" da malta com este livro. Até a Magda o colocou num dos melhores livros de sempre... Não compreendia porquê, a sério que não...

 

... Até chegar por volta da página 40... Aí tudo passou a fazer sentido! E tornei-me completamente inseparável do livro, até à última página, e o livro que era grande fez-se pequeno... 

 

 

O livro retrata a história de Daniel Sempere que se cruza por mero acaso, no cemitério dos livros esquecidos, com um livro de um autor desconhecido - Julián Carax - com o título A Sombra do Vento. Após se identificar com o livro, pretende ler mais livros desse mesmo autor, no entanto, procurando pelos mesmos, descobre que quase ninguém conhece o autor. Daniel começa assim uma  busca incasável pela história de Julián Carax, à medida que descobre que é mais o que os une do que os separa. À medida que se vai emaranhando na perigosa história deste desconhecido autor, carregada de mentiras, enredos complexos e perigosos assassinos, não mais consegue desligar-se da mesma, colocando a própria vida em risco, bem como a dos que lhe são próximos.

 

A Sombra do Vento é nada mais nada menos que uma história de força, de curiosidade, de amor e dedicação por aqueles que vêem nos livros mais do que uma simples história, mas o espelho de quem os escreve.

 

Fez-me recordar quando investiguei a vida de Nádia, dos livros Vendidas! e Uma promessa a Nádia, para perceber o que é que lhe tinha acontecido, para saber além do que os livros contam. Porque infelizmente os livros nunca nos contam tudo, porque um dia acabam e as pessoas continuam a viver, quanto mais não seja, no nosso coração. Porque há livros, que são mais do que livros, são histórias de alguém, são pedidos de ajuda.

 

Este livro fez-me pesquisar sobre a história espanhola, que eu - como triste e inculta que sou - não tinha conhecimento - acho que também nunca tinha pensado muito nisso - que também tinham vivido muitos anos sob alçada de uma ditadura macabra e doentia onde pessoas eram mortas simplesmente porque sim. É chocante saber que por este mundo fora muitos homens - e mulheres - sofreram nas mãos de militares/polícias/seguranças imbecis que incapazes de serem felizes nas suas vidinhas, se divertem a fazer mal a terceiros. Entristece-me saber que este não é um passado distante, que ainda é um presente demasiado presente, e que todos os dias muitos polícias e militares fazem uso da sua força e poder para humilhar, e reduzir a pó muitos inocentes, por racismo, por xenofobia, por homofobia, por sadismo, um pouco por todo o mundo.

 

Mas continuando e arrematando...

 

O que eu mais acho fantástico neste livro é a forma como ele é contado. É incrível como o autor consegue contar várias histórias em paralelo sem ficar confuso, sem se perder o fio à meada, e acima de tudo, conseguindo manter-nos sempre interessados e motivados a continuar a ler - o que nem sempre é fácil de conseguir. É um livro enervante, é um livro que deixa pontas soltas que nos faz querer saber mais, e mais, e mais, e que nos deixa cada vez mais intrigados. É um livro quase inexplicável! É um livro que assusta, por vezes, nos faz rir, por vezes, nos faz chorar, por vezes... E acima de tudo que nos faz suspirar quando chega ao fim.

 

Vai sem dúvida deixar saudades... E lá vou eu ter de o comprar, porque o quero na minha estante!

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Mula 18.05.2016

    Sinceramente não creio que vás ser a exceção à regra, não quer dizer que vá destronar o do Joël Dicker, mas creio que vai ganhar uma boa pontuação da tua parte. Mas cá aguardo a tua opinião.


    Sabes que agora era esse o livro que eu queria muuuuito receber, estou mortinha por ler o Stephen King, até porque já vi o filme e achei fabuloso. Fazemos uma troca direta à rebelia da CEO? ahahahahahahaha É que esse ainda não vem para mim de certeza que já recebi um livro vindo de ti...
  • Imagem de perfil

    Maria das Palavras 18.05.2016

    Ahahahaha! Vamos a isso. Mesmo sabendo que as consequências serão terríveis! Image
  • Imagem de perfil

    Mula 18.05.2016

    Image
    Ainda eramos expulsas e enclausuradas numa cave muito escura! ahahahaha
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.