Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Livro: Memória de Minhas Putas Tristes de Gabriel García Márquez

A menina Alexandra ofereceu-se para me emprestar este pequeno livro e eu desde logo aceitei. Era um livro que queria ler há muito tempo, sabia que o ia ler de um só trago e porque as finanças não andam fantásticas e a minha gula por livros em alta, tenho aceitado mais do que nunca ler livros que não possuo. Li este livro numa só tarde, e foram umas horas muito bem passadas.

 

 

 

 

As Memórias das minhas putas tristes conta a história - em primeira pessoa - de um homem solitário que toda a vida fora habituado a recorrer a prostitutas para satisfação pessoal, e que quando faz 90 anos decide oferecer-se uma prenda de aniversário especial: uma virgem. Para isso recorre ao bordel que toda a vida recorreu na esperança que o ajudem a satisfazer mais este prazer na vida. A dona do bordel encontra-lhe uma virgem, uma miúda com apenas 14 anos que apesar de conhecer pouco da vida, vai mudar para sempre a história deste homem.

 

Na realidade este não é um livro sobre as putas dele, é na realidade sobre ele próprio, sobre o seu passado, sobre a sua vida, sobre os seus sentimentos e o porquê de nunca ter casado, de nunca ter tido filhos e de nunca ter amado, até ter feito 90 anos.

 

É um livro que fala sobre o envelhecimento de forma crua, sobre o que as pessoas sentem a envelhecer e de como o tempo passa por elas sem que se apercebam. É um livro que toca no tema de pedofilia mas de forma tão ténue, mas tão ténue que quase não nos apercebemos dela, uma vez que a moça não é apenas uma criança, é uma criança que vive uma vida de adulta: trabalha várias horas numa fábrica a pregar botões, e agora trabalha para o bordel para satisfazer este personagem.

 

No entanto, o livro não é chocante, não é um livro erótico ou sexual, é um livro que falando de sexo pretende falar de amor, de como o amor preenche e de como o sexo apenas esvazia. De como o sexo desaparece e de como o amor fica.

 

Posso-vos já adiantar que a moça e o velho nunca têm relações em todo o livro, no entanto ele apaixona-se por ela pela simplicidade de a ver dormir, e assim criam uma relação deveras estranha em que o velho paga para que a moça apenas durma a seu lado sem nunca lhe tocar de modo sexual, sem nunca abusar dela, levando-o a refletir sobre toda a sua vida, sobre o que ele toda a vida procurou e que nunca encontrou, a não ser agora, na velhice. Retrata também o respeito que advém da pureza, da simplicidade, do amor. Porque quando há amor há respeito. Mas quando é só sexo o respeito também desaparece.

 

Acho que acima de tudo o livro quer-nos mostrar duas coisas: Que é possível viver uma vida sem amor e que é possível morrer de amor e acima de tudo que se pode ser feliz ou infeliz seguindo qualquer um desses caminhos. E o livro mostra-nos estes dois lados da vida.

 

É na realidade um livro muito pequeno, como vos disse li-o numa tarde, mas é um livro carregado de significado. E porque em várias opiniões sobre este livro há imensas referências ao livro Lolita de Vladimir Nabokov, acrescento mais este livro à minha lista. 

 

Estreei-me com Gabriel García Márquez, gostei muito e recomendo.

Quem já leu?

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Mula 03.10.2017

    Mas olha que este merece ser passado à frente porque se lê numa tarde... tem pouco mais de 100 páginas. ^_^ É daqueles que vale a pena passar na biblioteca só para o ir buscar e ler numa tarde de sol.
  • Sem imagem de perfil

    Lagartixa 04.10.2017

    Sim, para além de ter passado para a lista, parece-me que vai passar à frente de muitos.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.