Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Lisboa Story Centre e o Arco Triunfal da Rua Augusta

Na última visita à capital, apesar de ter sido uma visita quase de médico, ainda deu para visitar o museu que em 2012 abriu portas no Terreiro do Paço, em Lisboa: O Lisboa Story Centre.

 

Museu1.jpg

 

Para quem não conhece, nem nunca ouviu falar, o Lisboa Story Centre é um museu interativo que pretende contar os principais eventos históricos da cidade de Lisboa, dos descobrimentos ao terramoto, passando por reis e rainhas, contando-nos histórias sobre a passarola de Bartolomeu Dias, sobre D. Dinis, entre muitos outros.

 

É um museu bastante diferente do habitual, perfeito para pessoas preguiçosas como eu. A verdade é que muitos museus colocam muito texto junto às imagens, e depois acabo por ler só o que me interessa recebendo apenas metade da história. Aqui não. Aqui não teremos de ler. Aqui basta colocarmos os auscultadores que nos fornecem à entrada e seguir a rota. Por ser um museu interativo este vai-nos contando as histórias à medida que vamos passando pelos locais, ao nosso ritmo.

 

Museu2.jpg

 

Deste modo este museu permite-nos fazer uma viagem no tempo, fazer parte dos cenários e entrar na história como se dela tivéssemos feito parte. É um museu que apela às sensações, fazendo-nos rir uma série de vezes pela sua vertente cómica à medida que as histórias nos vão sendo contadas.

 

Museu3.jpg

 

Todo o museu é bastante interessante, mas confesso que a minha parte favorita foi a que relata o terramoto de 1755.

 

Museu9.jpg

(porta de entrada para a sala que reconta o terramoto)

 

Citando o site do Lisboa Story Centre, o museu é constituído por 6 núcleos distribuídos por dois pisos.

 

"Núcleo 1 - Mitos e Realidades, onde se aborda o rio, a terra, o mar, o céu, primórdios mitológicos, colonizadores e conquistadores e as muralhas da cidade."

 

Museu4.jpg

Museu5.jpg

 

 
"Núcleo 2 - Lisboa: Cidade Global, que apresenta a cidade cosmopolita, o armazém do mundo, para além do horizonte, o padre voador, a cidade magnificente, morte e política e a Igreja."

 

Museu6.jpg

Museu8.jpg

 

Museu7.jpg

 


"Núcleo 3 - 1 de Novembro de 1755, o dia de Todos os Santos. Toda a tragédia da maior catástrofe natural de Lisboa e da Europa é vivida de forma realista através de uma experiência imersiva."

 

Museu 10.jpg

Museu 11.jpg

 


"Núcleo 4 - A Visão de Pombal, que apresenta o planeamento da cidade moderna no pós-terramoto e a reconstrução da cidade."


"Núcleo 5 - A Praça: Política e Prazer, que apresenta o Terreiro do Paço como cenário dos maiores acontecimentos históricos aos mais vários níveis."


"Núcleo 6 – Lisboa Virtual, onde se descobre a maqueta da baixa Pombalina que possibilita a interacção multimédia com variados acontecimentos relevantes da cidade."

 

Porque estava incluído no bilhete, aproveitamos para visitar o Triunfal Arco da Rua Augusta que nunca tínhamos tido oportunidade para visitar. As visitas sobre o Terreiro do Paço e restante envolvente de Lisboa são realmente incríveis, até fiquei com vontade de bater com a cabeça na parede por nunca ter ido lá noutras alturas, até porque para subir ao arco são só 2,5€ por pessoa, é um valor bastante acessível.

 

Deliciem-se com as vistas.

 

Arco1.jpg

 

Arco2.jpg

Arco3.jpg

 

Agora que já sabem que a capital não é só Magnuns, Pizzas e Hambúrgueres, toca a visitar estas maravilhas!  

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.