Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Comboio Histórico pelo Douro Vinhateiro

Domingo foi dia de passear, e eu e o Mulo fomos dar um passeio pelo Douro, no comboio histórico, promovido pela CP.

 

Anualmente a CP organiza estas viagens históricas aos fins-de-semana, e este ano não foi excepção. Decorre assim, entre o dia 6 de Junho e o dia 31 de Outubro, viagens históricas pelo Património Mundial da UNESCO, tendo como grande finalidade a divulgação do nosso património.

 

Composto por cinco carruagens do início do século XX, em madeira, a viagem tem início na cidade do Peso da Régua, no distrito de Vila Real, percorrendo cerca de 36 km, até ao Tua, com uma paragem intermédia na freguesia do Pinhão, concelho de Alijó.

 

IMG_8282

IMG_8425

 

Habitualmente estas viagens históricas são realizadas com recurso à tradicional locomotiva a vapor, movida a carvão - vaporosa - no entanto, por impossibilidades alheias à empresa, este ano as viagens foram realizadas com recurso a uma máquina a diesel, como é possível verificar pela imagem em cima. (Fotografias tiradas no fim de semana anterior.)

 

IMG_8605

 

Como podem verificar por esta foto de interior, estamos a falar de um comboio bastante antigo, praticamente todo em madeira, sendo que esta fotografia é referente às carruagens de primeira classe. Nas de segunda classe, os bancos já não são forrados, sendo apenas com ripas de madeira.

 

IMG_8776

Para além das maravilhosas vistas dos Douro, a bordo desta viagem histórica, foi-nos ainda possível degustar Vinho do Porto e os tradicionais Rebuçados da Régua, enquanto éramos brindados com a actuação do Rancho Folclórico da região.

 

IMG_8692

Para os apreciadores da Azulejaria Portuguesa, na Estação Ferroviária do Pinhão é realizada uma breve explicação dos 25 painéis de azulejos que nela constam, seguindo para a estação do Tua, onde é dada uma breve explicação da evolução do caminho de ferro no Douro.

 

IMG_8328

 

IMG_8374

Confesso, que com a tradicional vaporosa, a viagem teria tido outro encanto, ainda assim, e porque tenho sangue transmontano a correr nas minhas veias, é impossível não apreciar a viagem de toda a maneira.

 

A quem interessar, esta viagem pode ser adquirida directamente na CP, custando 35 euros para os adultos, e 15 euros para as crianças até aos 12 anos. Podem ainda, garantir a viagem de ida e volta, até à Régua a partir de vários pontos, de norte a sul do país, com tarifas especiais.

 

Será certamente uma viagem a repetir, de preferência com a vaporosa.

 

douro.jpg

 

E deixo-vos com uma imagem do cimo da "minha" aldeia.

Um bom dia a todos*

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.