Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Café - necessidade corporal ou social?

Café. Esse belo néctar dos deuses que nos promete atenção redobrada quando necessitamos e uma valente dor de cabeça quando o ignoramos.

 

Mas, porque tomamos afinal café?

 

Acho que ninguém nasce a gostar de café, o mesmo com a cerveja e o tabaco,  não conheço ninguém que tenha tomado o seu primeiro café e adorado. O efeito que o primeiro café pode fazer ao organismo também pode não ser o melhor: agitação, náuseas, inchaço. Lembro-me perfeitamente como se fosse hoje que o primeiro café que bebi provou-me uma espécie de crise de ansiedade, ainda assim como qualquer ser humano, não satisfeita  com o resultado insisti até se entranhar, e ainda hoje não adorando é algo que faz parte da minha vida, do meu dia-a-dia.

 

Mas afinal tomamos café porquê? Café é para mim uma metáfora. Para mim café significa parar e relaxar. Seja porque quero fazer uma pausa no trabalho - e ninguém recusa a ninguém uma pequena pausa para café - seja porque quero fazer horas enquanto espero por alguém, seja porque quero usar a wc de um estabelecimento. 

 

O café é social. Por alguma razão convidamos pessoas para "tomar café", como se o café fosse o principal e a pessoa algo secundário.

 

O café é social porque é uma desculpa. Uma desculpa para ficarmos horas sentados num espaço que não nos pertence, como uma explanada. Uma desculpa para o nosso mau humor matinal, e até tantas vezes uma desculpa para a nossa falta de rendimento - tantas vezes deitamo-nos tarde, mas a culpa é do café que não tomamos. 

 

Por isso pergunto-vos, será que é realmente o nosso corpo que precisa de café, ou somos nós que precisamos de um café porque sem ele esgotamos as desculpas que pudemos utilizar no dia-a-dia? 

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Mula 13.12.2017

    Ai credo pareces o Mulo... se o deixarem é aos 10 cafés por dia... (e às vezes é mesmo... sorte a dele que é sem açúcar) eu é um ou dois... bebo porque sim, porque me sabe bem pelo momento que me propicia e não pelo sabor em si...
  • Imagem de perfil

    Alexandra 14.12.2017

    Eu fico-me pelos dois, raramente três, mais do que isso não. Mas às vezes vou à cevada, que disfarça bem e não faz mal ;)
    Desde que deixei de por açúcar gosto ainda mais :) No início foi complicado, mas agora que me habituei já não consigo é beber café doce.
  • Imagem de perfil

    Mula 14.12.2017

    Olha aí está uma coisa que eu gosto e me sabe bem: cevada! ^_^

    Ai não conseguiria habituar-me a beber café totalmente sem açúcar, ainda que já só use metade do pacote... Mas a verdade é que quando ponho menos do que devo dá-me cá uma revolta tripal terrível...
  • Imagem de perfil

    Alexandra 15.12.2017

    Eu já só usava meio pacote de açúcar há anos, comecei a reduzir e agora não uso nada há uns meses. É uma questão de hábito :)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.