Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Museo Vasco Del Ferrocarril de Azpeitia

No final do mês de Junho, aquando da grande aventura, passei pelo País Basco e sendo o Mulo um grande fã do transporte ferroviário, passamos por Azpeitia e fomos visitar o Museo del Ferrocarril de Azpeitia que se situa no Valle del Urola e por isso encontra-se rodeado por uma paisagem verdejante incrível. Dá uma certa paz olhar em volta, uma certa nostalgia típica de uma terra que outrora foi servida pelo comboio e que atualmente já não o é.

 

Azpeitia 2.jpg

 

A linha ferroviária de Urola foi a primeira linha a ser eletrificada em Espanha, e este museu - aberto ao público desde 1992 - para além da antiga estação ferroviária, inclui também as antigas chocheiras e oficinas e uma central de transformação elétrica que datam o ano de 1925. É ainda possível ver, através de visita guiada às cocheiras, o funcionamento de um motor elétrico que movimenta um conjunto de correias fazendo trabalhar as máquinas das antigas oficinas, reproduzindo um cenário típico do século XX, fazendo as delícias de miúdos e graúdos. A animação por parte da guia é sem dúvida uma peça fundamental deste museu, porque conta o seu funcionamento como quem conta uma história.

 

 

Azpeitia 8.jpg

Azpeitia 9.jpg

 

O edifício da outrora estação ferroviária de Azpeitia encontra-se imaculado, como se de uma estação atual se tratasse. No entanto a linha que ligava as várias povoações do Vale Urola, foi encerrada nos anos 80 e à semelhança do que aconteceu em Portugal ao longo dos anos, deixou as povoações deste vale sem transportes e isoladas. Hoje em dia existem serviços de transporte rodoviário que asseguram essas ligações, mas creio que o atual trajeto tenha perdido bastante encanto, mas claro, que eu sou suspeita para falar.

 

Azpeitia 11.jpg

 

Azpeitia 1.jpg

 

 

O museu, segundo o site do próprio, possui uma das melhores coleções ferroviárias da Europa devido à grande variedade de material restaurado que possui, desde as máquinas mais recentes - elétricas e a diesel - às mais antigas, a vapor. É possível encontrar vagões antigos dos correios, de transporte de vinho, entre muitas outras peças antigas. Conta ainda com uma grande exposição de fardas e de relógios com o intuito de mostrar a evolução dos mesmos. Uma verdadeira viagem pela história do transporte ferroviário. 

 

Azpeitia 3.jpg

 

 

Azpeitia  6.jpg

Azpeitia 7.jpg

 

Um dos pontos que mais me encantou na visita a este museu é a animação do próprio. O museu conta com funcionários que recontam histórias através da roupa, das formas de interagir com o público como se tudo fosse uma peça de teatro em que nós, os visitantes também fazemos parte.

 

A história não poderia ficar completa sem a viagem num comboio histórico. Por ser Domingo, tivemos o prazer de realizar uma viagem de cerca de 30 minutos numa locomotiva a vapor entre Azpetia e Lasao, com direito a revisora trajada à época e bilhetes de cartão, antigos. Nos restantes dias, é habitual a viagem ser realizada numa automotora a disel - por vezes na portuguesa que outrora pertenceu à CP. Nesta viagem podemos uma vez mais encantarmo-nos com a paisagem que é verde e magnífica.

 

Azpeitia 4.jpg

 

Azpeitia 5.jpg

 

A grande atração dos portugueses por este museu prende-se pela recuperação por parte da Fundacion Del Museo Vasco, da automotora a diesel portuguesa - que também realiza as viagens históricas - e de uma máquina a vapor portuguesa que também já pertenceu à CP, já que em Portugal, infelizmente, é mais fácil deixar morrer e apodrecer do que conservar. Esquecem-se é que conservar é o que permite manter a nossa história para mais tarde recordar e a prova disso é que este museu de Azpeitia atrai imensas visitas todos os anos.

 

Azpeitia 8.jpg

 

Azpeitia 10.jpg

 

Vale a pena visitar e deixarem-se encantar!

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.