Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Lutar contra o excesso de peso #17

 

Como já devem ter percebido, a Mula regressou ao ginásio.

 

Inscrevi-me na terça-feira passada e ontem fiz o meu quarto treino*. Estou toda moída, parece que entrei numa picadora de carne... Não digo que descobri músculos que não sabia que os tinha, porque já os tinha sentido há muitos anos atrás, mas a verdade é que reencontrei músculos que há muito tempo não sentia. Apesar de estar dorida, ando muito feliz, ando enérgica, ando motivada. Acima de tudo isso, ando motivada.

 

Inscrever-me no ginásio não foi, posso garantir-vos, uma decisão fácil, porque como vos disse aqui tenho acima de tudo falta de tempo, mas percebi que perder peso estava cada vez mais difícil através da dieta, e percebi também que em certas partes do corpo - como é o caso dos braços - não vai lá com dieta, para além de que ando a passar por uma fase extremamente rabugenta e com insónias, pelo que achei que exercício físico vinha mesmo a calhar. Garanto-vos que desde o primeiro dia que tenho dormido que nem um bebé, e ando sem dúvida com muito mais energia. Foi por isso uma boa decisão e pelos visto quando queremos tempo arranja-se sempre.

 

Não sou, de todo, uma pessoa que se vai transformar na maluquinha do ginásio de um dia para o outro e não, não irei todos os dias, nem gritar aos quatro ventos que não sei viver sem o exercício físico e patateu história romântica, porque o soffing - como diz uma amiga minha - acompanhado do zapping vai continuar a ser o meu desporto favorito. Mas... Mas a Mula vai tentar ir 3 vezes por semana, sendo que 2 vezes é o mínimo estipulado: Segundas-feiras à noite depois do trabalho, quartas-feiras à tarde, e sábados depois do trabalho. Se me conseguir organizar desta forma nem preciso de acordar mais cedo para ir antes do trabalho e posso manter as minhas horas de sono que era o meu grande desejo.

 

Confesso que apesar de estar bastante moída estou muito surpreendida. Pensei que fosse estar em pior forma do que estou realmente. É inegável que saí de lá destruída no primeiro dia -  nesse dia o Mulo até achava que eu estava doente porque quando chegou a casa eu estava a dormir no sofá... - mas a verdade é que estou com muito mais resistência do que esperava, e até comecei a correr na passadeira desde o primeiro dia... Isto acreditem não é normal em mim! Isto de estar mais magra parece que tem as suas vantagens e uma delas parece-me que é não me cansar tanto, ter mais resistência. 

 

Em três dias de ginásio aumentei um quilo de massa muscular e isto de acordo com a minha nutricionista é fantástico. Claro que isso já se refletiu na balança e confesso que não sei se estou preparada psicologicamente para ver os números da balança a aumentar novamente, ainda que seja por um bom motivo. Sim, isto vai acontecer porque toda eu sou gelatina de gordura e a massa muscular ao aumentar vai fazer-se notar na balança. A nova nutricionista pediu para me deixar de pesar... Mas confesso que não sei se consigo. Com o aumento da massa muscular, também aumentei significativamente a percentagem de água no corpo e confesso que fico abismada como é que apenas três treinos fizeram tanto pelo meu corpo... Confesso que se não tivesse ido à minha nutricionista de sempre que acharia que os resultados estariam tão diferentes devido às balanças serem diferentes... Mas não. Os resultados das duas balanças foram iguais. Recebi, com tudo isto, uma ótima notícia: Estou a poucos quilos - basicamente estou a um ponto - de estar dentro de um IMC considerado normal, isto psicologicamente é fantástico, não esquecendo que o meu IMC já revelou obesidade. É bom ver o meu esforço a ser recompensado.

 

Como vos disse aqui, decidi deixar a minha atual nutricionista e optei por ser seguida pela nutricionista do ginásio. Não que não estivesse satisfeita com a atual, sempre a defendi e sempre gostei bastante dela, porque acima de tudo entendia-me e arranjava sempre uma palavra encorajadora, mas acho que ser seguida pela do ginásio traz mais vantagens: conhece o meu plano, conhece - não conhece, mas vai passar a conhecer - as minhas rotinas de treino e posso obter uma ajuda complementar neste sentido. O plano não é assim tão diferente do que eu já estava habituada e como esta nova acha que eu como pouco, ainda me aumentou-me o número de lanches e abriu-me o leque de opções ao lanche e ao pequeno-almoço. Gostei! Permite-me ainda o leite - a outra era contra - o que é outro ponto a favor e o golpe final foi a introdução da cheat meal - que eu já fazia, mas à revelia - por isso parece-me que sim, que é para manter a nutricionista do ginásio.

 

Na próxima consulta - daqui a um mês - se tiver tido juízo fiz mais 11 treinos, e confesso que estou curiosa para ver os resultados. Tenho um objetivo: Conseguir que os meus braços entrem num vestido lindíssimo que comprei para festejar os meus 30 anos em Abril - ele serve-me mas não consigo mexer os braços de tão justo que fica -, por isso rezem comigo e façam todas as figas que conseguirem.

 

 

E por aí? Quem é que já está a tratar do #corpodeverão2020?

 

______________________________________________________

 

 

Tenho um desafio para vocês, ou um pedido vá. 

 

Sei que muitos de vós têm uma luta silenciosa com o vosso peso, uns com sucesso outros nem tanto. Partilhem a vossa história comigo. Enviem-me os vossos testemunhos para desabafosdamula@hotmail.com e aqui a Mula em altura oportuna partilha os vossos testemunhos aqui no blog. Testemunhos esses que poderão ajudar tanta gente na mesma luta. E se não quiserem que a vossa identidade seja revelada não há problema e que não seja esse o motivo da não partilha, digam-me que o testemunho será publicado de modo totalmente anónimo. Vamos ajudar as pessoas a serem mais saudáveis?

 

_______________________________

*Não sei se podemos chamar treino àquilo que faço, mas aquilo que faço pode ainda não ter um nome específico e um dia certamente se chamará treino.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Mula 01.02.2018

    É mesmo pelo que ela acredita, que ela proibiu o leite logo na primeira consulta. Acabei por achar que era o melhor e durante meses deixei de beber leite mas tinha tantas saudades que por vezes bebia e sempre me senti bem. Quando lhe perguntei, disse que o leite faz mal aos intestinos mas que se eu me sentia bem que podia beber, mas deixou bem claro que era contra... A menos que fosse leite vegetal, mas esse eu não gosto
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.