Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Livro Secreto II #1 O Velho e o Mar de Ernest Hemingway

E o primeiro livro da segunda edição do Livro Secreto já foi lido e já seguiu viagem para a sua nova casa. Espero que este velhinho seja recebido devidamente, uma vez que precisa de descansar, que foi uma viagem e peras.

 

Reli com muito prazer O Velho e o Mar do Nobel da Literatura de 54, Ernest Hemingway, que já tinha lido há muitos anos, quando era miúda. A vantagem é que foi como se o lesse pela primeira vez, tendo em conta que já não me lembrava de nada da história.

 

 

O livro O Velho e o Mar conta a história de um velho pescador, que pescava com um jovem rapaz, cuja companhia apreciava bastante. O velho ensinava muito ao jovem pescador, uma vez que era muito experiente, no entanto, estava há muitos meses sem conseguir pescar e os pais do jovem ordenaram que deixasse o velho e fosse pescar noutras embarcações mais bem sucedidas e o velho acaba a sair para o mar sozinho. Aí percebe a falta que o rapaz lhe faz, por muito que gostasse da sua companhia, só nesta altura é que percebe o que é a solidão e como não gostava dela. Sozinho no mar o velho pesca, com a sua pequena embarcação um peixe muito grande, e passa vários dias e noites a tentar cansá-lo para o matar e o levar para a aldeia. Durante essa pesca, essa luta o velho passou por muitas provações chegando ao ponto de duvidar de si próprio se conseguia ou não levar aquele peixe, muito maior que a sua pequena embarcação, para a vila. Será que o velho vai conseguir?

 

Ao longo do texto vamos percebendo que o velho se identifica com o grande peixe, o peixe luta, o velho luta; o peixe resiste apesar de magoado, o velho resiste apesar de cansado e magoado. No fundo o velho vê no peixe o seu próprio reflexo e desenvolve com o mesmo uma certa relação de empatia e carinho, no entanto, precisa do peixe para sobreviver.

 

Este pequeno livro é uma metáfora para a vida, porque nem sempre as coisas correm como desejamos, mas ainda assim é preciso ir atrás é preciso lutar e desistir nem sempre é uma opção, essencialmente quando disso depende a nossa vida. Este pequeno livro relata sobre a sobrevivência humana e sobre as capacidades que nós temos escondidas e que nem imaginamos. Relata também sobre a inevitabilidade. Há um episódio onde um pássaro pousa na pequena embarcação do velho e este tenta falar-lhe dos seus predadores mas desiste: se por um lado o pássaro não iria perceber nada, por outro, logo logo ele iria perceber quando os enfrentasse. Mas o pessimismo de Hemingway está sempre presente nas suas obras e nesta, apesar de passar uma mensagem de esperança e de luta, não é exceção.

 

Gostei bastante do livro, é uma leitura ligeira, com alguns termos que me obrigaram a ir ao dicionário averiguar, mas que nos permite tirar tantos ensinamentos para a vida. Foi bom reler.

 

E quem é que já leu O Velho e o Mar?

 

Boas leituras

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.