Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Livro: As Desaparecidas de Megan Miranda

Comprei este livro por impulso. Nunca tinha ouvido falar dele nem da autora, mas algo nele me chamou a atenção, quer o título, quer a capa, e a sinopse então fez o restante. Mas que escolha tão acertada, já tinha saudades desta ânsia, desta vontade de conhecer mais e mais da história.

 

As Desaparecidas não sendo um livro difícil de ler, é um livro que exige alguma atenção por ser escrito de maneira totalmente diferente do habitual: É escrito de trás para a frente. Do presente para o passado. E por isso ao lermos, vamos conhecendo pormenores da trama que não compreendemos e que naquele momento até não nos faz sentido, mas que depois, com o conhecimento do que aconteceu no dia anterior, e no dia antes, e no dia antes do antes do antes, vamos percebendo cada peça do puzzle. Por isso é um livro que não deve ser lido com grandes pausas pelo meio sob pena de não compreenderem alguns pormenores.

 

Uma das coisas que mais amei neste livro é o facto de existir pouca palha irrelevante. É habitual muitos autores escreverem sobre coisas que não são relevantes para a história, mas aqui n'As Desaparecidas, tudo tem um sentido, não há páginas mortas, tudo suscita curiosidade e por isso é um livro que se lê num ápice.

 

 

As Desaparecidas é uma história contada na primeira pessoa, pela Nicolette, que abandonou Cooley Ridge aos 18 anos após a sua melhor amiga, Corinne, desaparecer sem deixar rasto, envolvendo todos os seus amigos e namorado no seu desaparecimento. Todos são suspeitos. Todos mentiram. Todos escondem um segredo. Todos se encobrem uns aos outros para se encobrirem a si próprios. Um único álibi: Annaleise, uma rapariga bastante mais nova que assiste a algumas situações do grupo. Dez anos se passaram e Corinne nunca foi descoberta. Todos os intervenientes prosseguiram com a sua vida, ainda que em sofrimento e terrivelmente marcados, porque há situações que nunca se ultrapassam. No entanto todas as dívidas com o passado têm de ser pagas. A falta de dinheiro obriga Nicolette a regressar a casa, a Cooley Ridge, para tentar vender a casa de família, só que voltar à sua terra Natal implica voltar a reviver tudo novamente, como se não se passasse nem um único dia desde que Corinne desapareceu. Entretanto, e 10 anos depois, por volta da mesma altura, um novo desaparecimento, desta vez de Annaleise que estranhamente e inexplicavelmente está ligada a Corinne e isso faz com que todos os segredos do grupo comecem a vir a cima, e começa a luta contra o tempo para esconderem novamente aquilo que tentaram esconder 10 anos antes. Para confundir ainda mais Nicolette, o seu pai, cada vez mais confuso e demente, diz ter visto a Corinne. Será que Corinne está viva? O que aconteceu há 10 anos atrás? E Annaleise? Estão os dois crimes relacionados? Leiam que não se vão arrepender.

 

O livro é marcante, é emocionante, é daqueles que se gruda a nós e não largamos até terminar. É daqueles livros que dentro do sofrimento, dentro das mentiras e dos segredos nos permite refletir sobre questões muito importantes, como a possibilidade de se amar e se odiar a mesma pessoa, na mesma proporção e como incrivelmente com o tempo tendemos a ver apenas as coisas boas daqueles que amamos e que irremediavelmente já não estão connosco. É um livro que também reflete acerca das pessoas tóxicas e do que os outros nos conseguem obrigar a fazer, sem obrigar efetivamente. É um livro que fala de ganância. É um livro que mostra como num crime, todos podem ser culpados por diferentes razões, porque podem efetivamente existir diversas razões e motivações, não há inocentes e como é difícil acreditar por vezes naqueles que amamos quando as evidências parecem ser claras, ainda que na realidade sejam turvas.

 

Gostei mesmo muito do livro, passa provavelmente diretamente para o meu Top10, e adorei ter um final totalmente diferente do que eu imaginava, e no fundo um final pouco habitual nos livros.

 

É um thriller mas não mete medo, leiam é realmente fantástico.

 

Boas Leituras!

7 comentários

  • Imagem de perfil

    Mula 10.03.2017

    Já seguiu viagem ^_^
  • Imagem de perfil

    Me, myself and I 10.03.2017

    Isso é que é rapidez! Image
  • Imagem de perfil

    Mula 10.03.2017

    Eu hoje parecia uma estafeta xD Fui entregar o livro secreto, fui entregar uma carta registada minha, outra do Mulo, preencher avisos, mais o teu livro! ahahahahah Foi uma canseira nos CTT xD
  • Imagem de perfil

    Me, myself and I 10.03.2017

    Ufa...até eu fiquei cansada...e com este calor! 
  • Imagem de perfil

    Mula 10.03.2017

    ahahahahaha até eu. E pior, não estava lá ninguém, tirei senha e fui logo chamada, chego ao balcão olho para a tralhas todas que tinha de preencher e digo: "olhe dê-me cá os papéis para os correios registados que eu já cá volto!" ahahahahah e ele foi simpático disse que não precisava de tirar mais senhas e quando acabei de preencher tudo já tinha mais gente à espera  eu fui logo atendida! Weeeee!
  • Imagem de perfil

    Maria Araújo 10.03.2017

    Tive a mesma sorte.
    Cheguei do ginásio, seriam 12:20h, dei um salto ao pc e, de repente,,lembre-me que se fosse aos CTT por volta das 13h, poderia despachar-me rapidamente.
    Se bem o pensei, bem o pus em prática.
    Estavam duas pessoas.
    Não tirei o o ticket sem primeiro preencher o nome e endereço da menina para quem tinha de enviar o Livro Secreto.
    Mal tiro o ticket da máquina chamam o e despachei.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.