Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos da Mula

Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos.

Desabafos da Mula

Desafio | Uma paixão chamada Livros #1

Top 5 dos livros lidos

 

Não é fácil escolher um top 5 dos livros lidos, até porque quando escolho um livro, é quase sempre uma escolha segura, não há muito por onde errar.. mas vou tentar. Hoje o meu top 5 é:

 

 

Herdeiros do ódio, de Virginia C. Andrews

A história retrata a vida de quatro irmãos que foram fechados num sótão pela sua mãe e pela sua avó, pela ganância de uma herança. Pela promessa de que seriam apenas alguns dias, até o avô das crianças morrer, as crianças aceitam viver enclausuradas no sótão sem fazerem barulho, onde são constantemente vítimas de violência por parte da avó. Com o passar do tempo, começam a perceber que lhes têm vindo a mentir, até que os irmãos mais velhos, Cathy e Chris, começam a investigar e percebem o que de macabro se passa nesta família.

 

Para mim é um livro fantástico, perturbador, com uma narrativa arrepiante e revoltante. A forma como nos é contada a história, transporta-nos para junto dos irmãos Dollanganger e viver com eles esta revoltante história que vai modificar toda a sua vida. É o primeiro livro de cinco livros da Saga dos Foxworth. Infelizmente tenho só este e o quarto (que não percebi patavina por não saber o que estava para trás) e os restantes livros são muito difíceis de encontrar, sendo que até a biblioteca do Porto, que diz que tem, não tem efectivamente.

 

Também existe o filme sobre este livro... Mas... Esqueçam o filme! O filme não chega sequer aos calcanhares do livro, para além de adulterar partes do livro, ainda ignora peças fundamentais da história. Foi uma autêntica desilusão.

 

Uma das minhas citações favoritas:

"Fartei-me de ouvir falar de amor e das possibilidades que o futuro nos reservava, quando ainda continuávamos trancados num quarto e a morte estava deitada a meu lado, encolhida na posição fetal, com as pequenas mãos postas em prece mesmo durante o sono."

 

 

Tanto que eu não te disse, de Marta Gautier

Contada na primeira pessoa, retrata a vida de uma mulher amargurada, que luta diariamente contra os seus fantasmas que a impedem de viver plenamente a sua vida. É uma mulher que tenta ter controlo sobre tudo na sua vida, e que quando o perde deixa de conseguir raciocinar.

 

Mais do que um livro com uma história sobre alguém, é um livro recheado de partilhas de amor, de ódios, de sentimentos angustiantes, que qualquer pessoa pode sentir e viver, mesmo que não se identifique directamente com a personagem principal.

 

Uma das minhas citações favoritas: 
«Dizem que a "força vem de dentro". Mas quem são para afirmar isso? Que sabem da nossa vida, do nosso espírito, para fazer sugestões? Se "vem de dentro", que nos arranquem a pele e apontem onde está! Merda para todos.»

 

 

Os olhos de Ana Marta, de Alice Vieira

Resumidamente, o livro fala sobre uma mãe com dificuldades em amar uma filha e sobre essa mesma filha, pequena, que luta para que a mãe a ame. Nessa luta vai descobrindo os motivos que levam a sua mãe a ignorá-la e a que se referem aqueles olhos que sente nas paredes por onde quer que ande.

 

Um livro para miúdos e graúdos que me levou às lágrimas. Aborda um tema muito sensível - que não direi qual é, porque assim desvendaria toda a trama do livro - e é um livro que prende da primeira à última página.

 

Uma das minhas citações favoritas: 

"Ainda pensava, imagina!, que não se podia sobreviver sem se ter uma mãe que nos contasse histórias, que nos aconchegasse a roupa, nos sentasse ao colo e inventasse para nós destinos certos de princesas felizes. Só muito mais tarde descobri que se podia perfeitamente viver sem essas coisas."

 

 

O que aprendemos com os gatos, Paloma Díaz-Mas

O livro que me fez chorar logo na primeira página. É um pequeno livro, minúsculo diria até, carregado de sentido para pessoas que como eu, amam os seus animais - não têm necessariamente de ser gatos, mas dos animais em geral. É um livro que fala do que acontece quando morre um animal que nos acompanhou uma vida, o que muda em nós humanos após a morte, e o que podemos aprender com eles enquanto estão vivos. Acaba por ser um livro para amantes de gatos, na medida em que conta como é que os gatos foram domesticados, ou como é que o gato domesticou o homem, na visão do gato, está claro.

 

Uma das minhas citações favoritas:

"O sintoma mais grave da doença: a mania de planear o futuro, de imaginar o que acontecerá (e que talvez nunca aconteça), o que provoca nos humanos um sério défice de atenção relativamente ao presente; ao pensarem no que virá, mesmo que talvez não venha, os humanos adultos acabam por revelar-se incapazes de compreender o que os rodeia. (...) Arrastam-se pela vida qual sonâmbulos, absortos nos seus pensamentos e isolados da realidade."

 

 

Adultério, Paulo Coelho

Mais do que uma história de amor ou de adultério, este livro retrata a auto-descoberta de uma mulher em crise. De uma mulher que tem aparentemente uma vida perfeita, e que descobre que isso não é suficiente para ser feliz, encontrando na adrenalina da traição uma forma de encontrar a chama pela vida há muito perdida.

 

Foi  um livro que prendeu a minha atenção e que li de um só fôlego, página por página. A verdade é que por trás de uma vida aparentemente perfeita existe uma rotina asfixiante que resulta muitas vezes na perda de identidade, e este livro, vai dando conta dos sentimentos que ficam quando não se está feliz, da apatia que assalta a nossa vida e nos faz reféns.

 

Como foi este o livro que enviei para o Livro Secreto, não irei nem desenvolver mais a história nem publicar a minha citação favorita.

 

MCj03825760000[1].gif

 

 

Boas leituras! 

 

 

_____________________________________

Desafio Uma Paixão Chamada Livros onde eu, M*The Daily MiacisMagdaMiss FMarcianoAlexandraJPDrama QueenFatia MorCMNathyMJJustAna Rita Garcia M.TeaCarla B.Neurótika Webb e Noqe partilhamos a nossa paixão pela leitura e pelos livros. 

 

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Mula 01.02.2016

    Se choraste a ler o Marley, então não é "nunca" ehehehe
    O livro "O que aprendemos com os gatos" para quem, como eu, tem uma paixão tão intensa por estes animais, é intenso. Porque fala sobre a morte, sobre o outro dia, o dia em que acordamos e eles não nos vêm lamber as mãos, nem dar turrinhas, nem pedir comida.. porque simplesmente não estão mais entre nós... Mas também fala do outro lado, da conquista, da lealdade.... Mas eu sou suspeita para falar. Image
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Desabafos do quotidiano, por vezes irritados, por vezes enfadonhos, mas sempre desabafos. Mais do que um blog, são pedaços de uma vida.